Isso é Fake News

04 DE dezembro DE 2020

 

 
 

Cuidado! Golpe com venda de CNHs

14 de dezembro de 2020

 

Se você está interessado em adquirir sua primeira habilitação, fique atento! Algumas pessoas, interessadas em burlar o processo legal, estão caindo em golpes de estelionatários que se espalham pela internet, oferecendo a “venda” da CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

 

O procedimento para conseguir a primeira habilitação é o mesmo em todo o território nacional e obedece à legislação vigente. Em um breve resumo, o interessado em habilitar-se deve procurar um Centro de Formação de Condutores (autoescola) credenciado ao órgão de trânsito estadual, contratar o serviço para sua formação teórica e prática e submeter-se aos exames de legislação e teste prático de direção realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito.

 

Em muitos casos, os golpistas utilizam redes sociais e programas de troca de mensagens para aplicar o golpe, passando-se por falsos funcionários do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará. No entanto, o Detran, rotineiramente, informa às autoridades policiais, tão logo identifica tais ocorrências. A oferta é sempre a mesma: a possibilidade de adquirir a CNH sem a necessidade de realização de todas as etapas (aulas e exames) exigidas por lei. Em troca, o interessado deve efetuar o pagamento de um valor para a emissão do documento. Após o pagamento, o contato é desfeito e não há nenhuma entrega de CNH, configurando-se o golpe.

 

O Detran-CE ressalta que suas equipes de fiscalização de trânsito durante as blitze não flagraram documentos de habilitação falsos, demonstrando que o processo de emissão é seguro e dificulta qualquer tipo de irregularidade. Isso confirma que a estratégia utilizada pelos estelionatários é realmente receber o dinheiro diante de uma falsa promessa de envio da CNH.

 

Vale lembrar, também, que o cidadão que optar por qualquer facilidade não oficial também pode ser responsabilizado criminalmente e que, ao receber um contato com esta finalidade, deve efetuar denúncia à polícia.

 

Em caso de dúvidas sobre os serviços de Habilitação do Detran-CE, o cidadão deve entrar em contato, através dos canais oficiais do órgão, como tele atendimento, redes sociais ou efetuar a ligação gratuita para a Ouvidoria, através do número 155.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Detran-CE alerta para falsos leilões virtuais

04 de dezembro de 2020

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará alerta os internautas para a existência de sites falsos de leilões e possíveis tentativas de fraudes em transações de vendas de veículos ou sucatas em suposto leilão virtual realizado pelo órgão.

 

A Gerente do Núcleo de Leilões do Detran-CE, Mari Guerreiro, afirma que os leilões realizados pelo Departamento acontecem somente através do Leiloeiro Oficial, Fernando Montenegro, que faz a divulgação e o pregão através do seu site ( www.montenegroleiloes.com.br ). “Temos recebido denúncias de falsos endereços na internet que utilizam a marca e o nome do Detran-CE e até do Governo do Estado para aplicar golpes, oferecendo diversos tipos de veículos. Estamos tomando as providências cabíveis junto à Polícia para que os casos relatados sejam investigados e punidos com o rigor da lei.”

 

Para não cair nesse tipo de golpe, além de estar atento ao endereço oficial do leiloeiro, o cidadão pode também acessar o site do Detran-CE no endereço www.detran.ce.gov.br, onde é realizada a publicação dos editais e de todas as informações oficiais sempre que há um novo leilão de veículos programado. Outra dica é desconfiar das ofertas tentadoras, com preços e lances iniciais muito abaixo do que normalmente é praticado no mercado de leilões.
A divulgação do Leilão do Detran-CE é feita exclusivamente pelos sites oficiais do órgão, do Leiloeiro e através da imprensa, não havendo nenhum envio de links para participação através das redes sociais. Desconfie também caso receba este tipo de informação e cheque antes de preencher algum formulário de cadastro ou efetuar qualquer pagamento. No caso dos leilões do Detran-CE, os interessados devem realizar um cadastro gratuito no site da Montenegro Leilões e, somente após o pregão, o arrematante recebe um boleto no valor do lance para efetuar o pagamento. Não há nenhum tipo de cobrança antecipada, nem para cadastro ou participação no leilão.

 

O leiloeiro oficial também oferece seus canais para tirar dúvidas que são um bate-papo on-line através do seu site ou do telefone: (85) 3066.8282.