CRLV permanecerá sendo enviado pelos Correios
25 DE maio DE 2020
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informa que continuará enviando o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos pelos Correios. Em função da pandemia provocada pelo Novo Coronavírus, o Detran-CE antecipou o lançamento do CRLV eletrônico para abril deste ano, quando o mesmo só será obrigatório em julho de 2020 em todo o território nacional, conforme Deliberação nº 180 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito. O objetivo foi disponibilizar o documento no novo formato para ser impresso em casa, oferecendo mais agilidade, principalmente para os motoristas profissionais e que trabalham em serviços essenciais para que não fosse necessário aguardar a entrega pelos Correios.
O Detran-CE entende que este é um período de transição, portanto, é natural que as pessoas ainda sintam dificuldade de adaptação ao novo modelo. Uma prova disso é que os números de adesão ao novo formato ainda são baixos se comparados ao total da frota de veículos do Estado. Neste momento, em que as atividades econômicas tendem a ser retomadas parcialmente e, aos poucos, tanto o serviço ofertado pelo Detran quanto pelos Correios tende a ser normalizado, o órgão ressalta que os documentos serão expedidos, desde os veículos com placa final 01 (vencidos em abril deste ano) até os veículos com placa final 0 que vencerão em dezembro de 2020.
Passado o período de transição, o Detran-CE analisará, junto à Assembleia Legislativa, uma mudança na lei para que seja possível a extinção futura da taxa de expedição, permitindo que seja possível apenas a disponibilização eletrônica do documento para os proprietários, sem a cobrança da referida taxa.