DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO - DETRAN-CE

[ 21/4/2014 07:14:02 ]

Dicas para renovar a Carteira de Habilitação
19/11/2007 08:58:14
DOCUMENTO

Precisa renovar a Carteira de Habilitação? Saiba que documentos são necessários para realizar o processo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e qual a taxa cobrada para renovação

O condutor que precisa renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve dar entrada nos documentos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Após o recebimento da guia de arrecadação da taxa, o pagamento, no valor de R$ 72,11, pode ser efetuado nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco,casas lotéricas.

Os documentos necessários são: CNH (original), RG (Original e cópia), CPF (original e cópia) e comprovante de endereço (original e cópia). No Detran-CE, o motorista precisa fazer o recolhimento da assinatura e da impressão digital, além de tirar uma nova foto, passando ainda por exames médicos. Quem tirou a primeira habilitação antes de 1998 deve se submeter ainda às aulas de direção defensiva e primeiros socorros.

Quem faz o pedido de renovação, na sede principal do Detran-CE, recebe a nova carteira em até três horas. Em outros postos da Capital e do Interior, o motorista recebe uma autorização para dirigir e a nova carteira chega em um prazo de 10 dias. A renovação pode ser feita até 30 dias depois do vencimento. Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida gera multa de R$ 191,54. Trata-se de uma multa gravíssima, que leva à perda de sete pontos na carteira.

SERVIÇO

Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE)
Av. Godofredo Maciel, 2900, Maraponga
Info.: 0800 280 6898 e www.detran.ce.gov.br

Cuidados na transferência do veículo

Na hora de comprar ou vender o carro, alguns cuidados simples tomados antes e durante a transação podem evitar muitas dores de cabeça para as duas partes. Principalmente na hora da transferência do veículo. Multas pendentes, dívidas de financiamento e responsabilidade sobre a condução estão entre os detalhes a serem observados.

Segundo Abel Sales, gerente de registro do Departamento Estadual de Transito (Detran), uma das principais medidas e serem tomadas por quem está comprando é verificar se o vendedor tem alguma dívida pendente em instituições financeiras. "Às vezes, ela não aparece no documento, mas existe. Por isso é importante consultar o Detran", recomenda. Outro cuidado é com a numeração do chassi, que está em algumas partes da carroceria e do motor e impressa na documentação. Ela deve ser a mesma em todos os locais.

O Detran acrescenta algumas dicas para quem está vendendo o veículo. O documento de transferência só deve ser assinado com todas as informações preenchidas (nome, RG, CPF e endereço do comprador). Além disso, a transferência deve ser comunicada imediatamente ao Detran, para que futuras infrações não sejam encaminhadas para a carteira de habilitação do proprietário antigo. Vale lembrar, também, que o processo de transferência precisa ser reconhecido em cartório para ter validade.

Fonte: O POVO / Veículos